quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Folclore Político

Folclore político
Certa vez disseram ao mineiro Benedito Valadares
que o jornal Correio da Manhã havia publicado um artigo
com pesadas críticas a ele, segundo relato de
Jose Flávio Abelha em seu livro “A Mineirice”.
- E daí? – minimizou Valadares.
- E daí, senador, é que o senhor foi muito atacado.
Uma tentativa de desmoralizá-lo. Um despautério!
– insistiu o bajulador.
- Não tem importância.
Em Pará de Minas esse jornal só tem um assinante.
E ele é meu compadre...


Folclore político II
Antônio Castro era prefeito de Cabo Frio, eleito pela Arena.
Stélio Santos era vereador era vereador de Cabo Frio pela Arena.
 Amigos, Antônio Castro levou Stélio para seu chefe de gabinete.
Em pouco tempo, Stélio era o verdadeiro prefeito.
Inteligente, ativo, mandava e desmandava.
E Antônio Castro, por preguiça, gostava. Uma tarde,
os dois despachavam na Prefeitura,
chegou uma conta da Sapataria Vison para o prefeito pagar.
Era um par de sapatos comprados pela mulher do prefeito.
Antônio Castro ficou irritado:
-- Minha mulher está maluca; até sapato na conta da Prefeitura?
O que é que eu faço? Em que verba ponho isso?
Sapato novo.
Põe na verba de "calçamento".


Folclore político III
Comício da Arena em Macaé. "Botafogo",
figura popular e querida na cidade,
chega para falar, pega o microfone com a mão direita:
-- Minhas senhoras!
Joga o microfone para a mão direita:
-- Meus senhores!
Joga o microfone de novo para a mão direita:
-- Socorro que esta merda está dando choque!
E jogou o microfone para cima. Bem na testa de Amilcar, o candidato.


Inércia
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico.
Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram;
já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933


Estratégia
A presidente Dilma primeiro anunciou na TV redução da conta de luz. Depois anunciará aumento da gasolina.



Um comentário:

  1. Folclore Político IV

    Benedito Valadares fôra nomeado interventor em Minas Geraes pelo presidente Getúlio Vargas.
    Alguns mineiros se revoltaram, e foram ter com Getúlio uma conversa tensa em que diziam que Minas não aceitaria aquela decisão. Disseram então para Getúlio que iriam enviar uma lista tríplice, e que Getúlio deveria aceitá-la. Calmamente o presidente respondeu: "se a lista tiver o nome do doutor Valadares, eu aceito."... E a lista veio, com o nome o doutor Valadares.

    ResponderExcluir