segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Xadrez Político

Sonho
Setores da oposição ao governador Sergio Cabral sonham com Marina Silva disputando o Governo do Rio. Ela foi a candidata mais votada, nas cidades do interior do Estado, na última eleição presidencial.

Obras no legislativo
O vereador Leandro Pereira, Presidente da Câmara de Vereadores de Búzios, disse hoje pela manha na Estação 104 FM, que vai construir o prédio do legislativo o mais rápido possível.

Prioridade
Num País com alto índice de analfabetos, o Ministério da Educação está investindo, pesado, em ambicioso programa de ensino da língua inglesa. A prioridade de Mercadante é, no mínimo, questionável.

Articulação
Heloísa Helena foi convidada por Marina Silva para ser candidata ao Senado pelo Rio de Janeiro defendendo a bandeira de um novo partido a ser criado. Vale lembrar que ela teve uma grande votação no Rio na eleição presidencial de 2006.

Tsunami
Com Renan Calheiros na presidência do Senado; Henrique Eduardo Alves comandando a Câmara e Eduardo Cunha liderando o PMDB, podemos dizer que o partido vem com tudo para cima do governo petista. A presidente Dilma tem toda razão em estar preocupada.

Indico
Livro: Diálogos Impossíveis - de Luis Fernando Veríssimo.
Filme: Reveja o "novíssimo" O Expresso da Meia Noite

Notinhas
* Em Cabo Frio, Dr. magno continua mandando muito.

* Minha querida amiga Adriana Saad dando uma geral no meio ambiente de São Pedro da Aldeia.

* Acabei de ler que, buzina, o blog do Alan Camara está incomodando muito gente. É verdade!

* O vereador Messias está descansando no interior de Minas.

* Dupla caipira perdeu os contratos em Cabo Frio, mas tem certeza que ganhará muito mais em Búzios.



3 comentários:

  1. Vivemos um momento muito difícil no xadrez da política nacional. Carecemos de lideranças com lastro sociológico e perfil agregador. Isto está longe de ser academicismo, não defendo,como defendia Sócrates, o filósofo, que os governos devam ser exercidos pelos sábios, não, não é isso. Mas não podemos ficar reféns de um preconceito invertido, onde sempre que pugnamos pelo conhecimento e pela razão somos vistos como uma pretensa elite intelectual, arrogante e preconceituosa.

    Não há nada pior do que a elite brasileira, financeiramente falando, em termos de ausência de lastro sociológico. Portanto, este lastro não é resultado da pirâmide social. Ele está dentro de cada um de nós a partir da percepção humana da realidade, e não da percepção da meta de poder sobre a sociedade.

    Os que querem o poder sobre a sociedade, são muito diferentes dos que querem conduzir a sociedade. O poder é prepotente, mas, sobretudo, insensível. A condução é algo que se compartilha e, sobretudo, é sensível à dor alheia.

    Acho que Dilma e Marina possuem este lastro, mas o perfil agregador não. Aécio não tem este lastro, mas numa sociedade dominada pelos interesses do capital e que usa a mídia como forma de produzir, de inventar a opinião pública, ele pode ser construído para parecer mais agregador, não é. Mas podem dizer que é.

    Entretanto, não creio que iremos viver turbulências eleitorais. Dilma protege bem os nvestidores da voracidade corruptora da classe política, e nisto ela pode se cacifar para as próximas eleições. Afinal, porque mexer no bolo se a massa está cheia de ouro, e já vem sendo batida há algum tempo? Agora é hora de se comer este bolo, e ele ainda está saindo o forno.

    Acho que a próxima fornada, ou seja, o momento de se fazer um outro bolo, será só em 2018. E aí sim a cozinha estará aberta para outros cozinheiros.

    Mas isto tudo porque carecemos de lideranças robustas, que consigam enfrentar este grande esquema montado pelo capital. Um movimento financeiro tão poderoso que, como disse o escritor português Manuel Alegre, superpõem-se aos estados e à própria democracia.

    ResponderExcluir
  2. O sistema criou com muita inteligência o caminho PSDB/PT. Hoje não há, ainda, espaço para alternativas como Marina ou mesmo o Cristovam Buarque que trás novas idéias e alternativas diferentes na condução de nossos problemas e soluções. A mídia, em comum acordo com esses partidos, está acabando com a opinião pública e instituindo a opinião publicada.... Assim a PSDB e PT vão se alternando no poder.

    ResponderExcluir
  3. Tenho escrito rotineiramente sobre esta fabricação da democracia através da opinião publicada. Há cerca de três anos atrás escrevi sobre a mexicanização do Brasil através deste neo petismo, como diz o Milton Temer, há um mês tratei da opinião publicada, na época o Rafael Peçanha até iscordou. Outro ia voltei a escrever, citando Marx em sua análise sobre as pré condições da revolução francesa, e ele agora, o Rafael, já considera isto. Segue o link do texto:
    https://www.facebook.com/notes/marcelo-paes-de-oliveira/a-democracia-fabricada-o-rio-de-janeiro-e-as-eleições-de-2014/560487533980782

    ResponderExcluir